terça-feira, maio 12, 2009

UMA ABELHA CHAMADA MEL:


UMA ABELHA CHAMADA MEL:

Era uma vez uma abelha e daí o Mel, néctar, divino, alimento dos deuses.
Não é de hoje que o Homem descobriu todo o poder do Mel sempre foi considerado um produto especial,utilizado pelo Homem desde os tempos mais remotos.

Evidências da sua utilização pelo ser humano apareceu desde a Pré-história, com inumeras referências sem pinturas e manuscritos do antigo Egipto, Grécia e Roma.
Existem registos sobre a utilização do Mel como alimento.No antigo Egipto explicava-se a origem do Mel como sendo fruto das lágrimas vertidas por Rá, deus do sol, Zeus pai e rei dos deuses da mitologia Grega, alimentava-se do Mel que as abelhas colocavam sobre os seus lábios. Na antiga China este néctar côr de ouro o simbolo da Terra, era dado ao imperador afim de que este encontrasse força, vigor e clarividência.

O Mel, como alimento é citado como alimento do paraíso. Para os antigos sonhar com enxames era sinónimo de prosporidade. A chamada "lua-de-mel"teve a sua origem no costume romano em que a mãe da noiva deixava em cada noite, na alcova nupecial, à disposição dos recém casados, um pote de Mel. Ainda hoje, em muitos países, encontrámos a expressão " Lua de Mel.

Tatão

Viana do Castelo com voz de Amália Rodrigues